Pode Pegar Rodovia Com Scooter? Saiba Tudo Neste Artigo!

Scooters elétricas podem alcançar longas distâncias com grande autonomia, inclusive locais distantes no Rio de Janeiro

Com o aumento da popularidade das scooters elétricas como meio de transporte urbano, muitas pessoas se questionam se esses veículos também podem ser utilizados em rodovias. A resposta para essa pergunta não é simples e depende de diversos fatores, como a regulamentação de trânsito para scooters elétricas e as características técnicas de cada modelo.

Em geral, as scooters elétricas são consideradas veículos de baixa potência e, por isso, estão sujeitas a regras específicas de trânsito.

Essas regras variam de acordo com o país e a cidade em que se pretende utiliza-lá. Em alguns lugares, é possível que scooters elétricas circulem nas ruas com velocidade máxima de 40 km/h, enquanto em outros a velocidade máxima permitida pode ser de até 60 km/h.

No Brasil, por exemplo, as scooters elétricas são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo a Resolução 465/2013 do Contran, as scooters elétricas com velocidade máxima de até 60 km/h são consideradas ciclomotores e precisam de registro, licenciamento e emplacamento.

E o que o CONTRAN fala a respeito disso?

Este tema pode parecer um pouco complexo ou até mesmo confuso. Para o CONTRAN ciclomotores não podem circular em vias de trânsito rápido.

Ou seja, não, scooters elétricas não podem andar em rodóvias.

Veja o que fala o Conselho Nacional do Trânsito no seu artigo 57.

Art. 57. Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

Pense um pouco!

Quando estamos em rodovias, ir em baixa velocidade pode colocar a sua vida e as dos outros em risco. Uma scooter não vai conseguir acompanhar a velocidade de um carro, consequentemente retardar o fluxo e poderá causar certos acidentes.

Em geral, esses veículos são projetados para serem utilizados em ruas e avenidas, e não em estradas de alta velocidade. Além disso, a maioria das scooters elétricas possui potência limitada e autonomia de bateria que podem não ser suficientes para viagens mais longas.

Considerações Finais!

Em resumo, as scooters elétricas foram projetadas para serem utilizadas em vias urbanas, aquelas com velocidades abaixo de 60km são consideradas ciclomotores pelo CONTRAN, sendo proibida a sua circulação em rodovias.

É importante lembrar que o uso desses veículos em estradas de alta velocidade pode ser perigoso, por isso é necessário adotar medidas de segurança e escolher modelos projetados para esse fim.

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